sábado, 11 de maio de 2013

Fazendo pesquisas para alimentar esse blog, me deparei com essas informações curiosas sobre os plátanos. Vejam só:


APLICAÇÕES

A madeira do plátano é dura e muito resistente, sendo muito parecida com a da faia. Por isso, por vezes erroneamente, chamam faia ao plátano. Esta madeira, pardo-amarelada é utilizada em marcenaria e carpintaria, sendo também um bom combustível.
As folhas, casca e frutos foram utilizados em medicina popular, tendo-se perdido completamente esta aplicação.
  
Como esta árvore tem o tronco esverdeado e uma copa muito ampla, é considerada uma das me­lhores árvores no combate à poluição do ar citadino. Por isso foi uma árvore muito plantada na cidade de Londres, quando ali se deu início, há décadas, ao combate ao conhecido “smog”, nevoeiro londrino pleno de fumos, que matou tanta gente e que, praticamente, já não existe nos nossos dias.

Como os fruto dos plátanos são muito pequenos, leves e rodeados de
pêlos basilares, dispersam-se facilmente pelo vento, provocando muitas
vezes reações alérgicas nos olhos e vias respiratórias.

Os plátanos são árvores com grande longevidade, conhecendo-se alguns exemplares do plátano Europeu (Platanus orientalis L.) com cerca de 2000 anos. Não são atacados por insetos, mas são susceptíveis a um fungo (Apiognomonia veneta). O fungo infecta facilmente os plátanos através das feridas resultantes das podas, particularmente das mal executadas provocando-lhes uma doença conhecida por antracnose, que lhes provoca a descoloração das folhas, seguida da perda das mesmas e finalmente a morte. Provoca também a morte prematura das gemas e ocasionalmente, alargada para grandes cancros nos ramos. Esta doença é mais intensa nos verões frescos e úmidos e nas árvores menos adaptadas a estas condições. Felizmente pouca vezes é fatal, pois as folhas que morrem são imediatamente substituídas por folhas novas. Apesar de existir no mercado um fungicida que dá bons resultados contra este fungo, há no nosso país, cada vez mais plátanos doentes, até árvores ainda jovens, devido ao hábito de as podarem anual­mente. A poda é pois um veículo fácil para a propagação de agentes patogênicos. 
(Fonte: http://www.prof2000.pt/users/isaura_r/platano1.htm


1. Plátano (folhas douradas no outono)


Nenhum comentário:

Postar um comentário