sábado, 11 de maio de 2013

Leiam esse artigo e descubram como o plátano chegou ao Brasil, como é o seu plantio e algumas maneiras de aproveitar a sua madeira.


O gênero Platanus da família Platanaceae é uma árvore nativa da Eurásia e da América do Norte típica dos climas subtropicais e temperados. Os plátanos são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura. Possuem folhas lobadas semelhantes às do bordo que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno. As flores reunidas em inflorescências globosas diferenciam-se dos amentos presentes nos bordos, contrastando também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores.

O gênero Platanus compreende dez espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais, mas também comerciais. Sua madeira é usada na produção de lenha, pisos, paredes e barroteamento na construção civil, cabos de ferramentas, puxadores e espelhos de luz, artesanato e móveis. Recentemente, o plátano tem sido plantado para obtenção de madeira utilizada na fabricação de móveis vergados em substituição à madeira do açoita-cavalo (Luehea divaricata), uma espécie nativa cuja regeneração natural tem sido satisfatória na Bacia do rio Camaquã. A madeira da árvore foi apontada como a melhor alternativa para o fornecimento de matéria-prima nobre ao setor moveleiro em substituição às espécies nativas.

Entre as qualidades do plátano destaca-se a flexibilidade. As pesquisas realizadas até agora mostram que a espécie pode ser cortada entre 10 e 15 anos. A árvore cultivada no Brasil é o Platanus x acerifolia, uma espécie híbrida que chegou à região Sul com os imigrantes italianos, ainda no século XIX, fruto do cruzamento espontâneo da árvore européia Platanus orientalis com a canadense Platanus occidentalis. O plátano se adapta melhor ao Sul do Brasil devido ao clima frio. As mudas produzidas pela árvore são obtidas pelo método de estaquia.

Fonte: AGEFLOR, Thonart e Wikipedia

Foto de uma alameda de plátanos (Fonte: sombraverdeblogspot.com).


Nenhum comentário:

Postar um comentário